quarta-feira, 23 de março de 2011

Depoimento e apoio de uma estudante

Abaixo segue o dempoimento e manifestação de apoio de uma estudante que também sofreu perseguição política e foi sindicada pela reitoria da Unicamp.

Trata-se da companheira Paula Berbert, que estudou na Unicamp entre 2005 e 2009, foi coordenadora do Cach por 2 anos e é militante da Ler-qi.

"A reitoria da Unicamp e o Cruesp têm um projeto claro para as estaduais paulistas e há 4 anos estão atuando ofensivamente na tentativa de implementá-lo: são exemplos desse projeto os decretos de Serra em 2007 - que o movimento estudantil e de trabalhadores respondeu com uma massiva mobilização, com métodos radicalizados, como ocupações de reitoria, em que os estudantes da Unicamp foram pioneiros -, a Univesp, a restrição dos espaços de sociabilidade das universidades, o avanço da terceirização, a reforma de Rodas na Usp, a recente demissão sumária de trabalhadores dessa universidade, a perseguição aos lutadores das estaduais, que tem a sua expressão mais recente no absurdo da repressão militar e a criminalização do movimento iniciado na Moradia da Unicamp.

No momento de ofensiva dos governos e reitorias é preciso unificar nossas forças e lutas, bem como extrair lições das lutas do passado.

Em 2007, a reitoria da Unicamp sindicou vários estudantes, dentre eles, eu, por conta da ocupação do prédio da DAC, que era parte da nossa luta contra os decretos tucanos. A partir da mobilização do CACH e da vanguarda de estudantes e trabalhadores da Unicamp, conseguimos reverter este processo, organizando atos, passagens em sala, abaixo-assinados, o que fez a reitoria recuar. Este é o caminho da luta contra repressão! A mobilização ativa é um importante método em defesa daqueles que lutam por uma universidade de fato pública, gratuita, sem a presença do capital privado e à serviço dos trabalhadores! Força na luta, companheiros!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário