terça-feira, 22 de março de 2011

Sobre os Processos

A Unicamp está processando trabalhadores que participaram da greve!
Durante a greve do ano passado a reitoria da Unicamp, que ocupava a presidência do CRUESP, mostrou mais uma vez sua intransigência. Além de não negociar as pautas durante as reuniões da data-base ainda mostrou a enorme falta de respeito que tem pelos trabalhadores das universidades: atacou a isonomia entre docentes e servidores através do reajuste salarial diferenciado.
Mas a sua truculência não terminou aí. Ainda durante a greve o reitor Fernando Costa tratou o movimento como caso de polícia – chegou ao absurdo de chamar a PM para intimidar e impedir reuniões de unidade, como aconteceu na DGA! E depois, mesmo com o acordo do fim de greve, tentou punir os lutadores com faltas e descontos – um claro ataque ao direito constitucional de greve!
A tentativa de criminalizar e intimidar os trabalhadores, estudantes e docentes através de medidas autoritárias não começou aqui na Unicamp. A reitoria da USP já tem um longo histórico nessas práticas: em 2009, a USP foi invadida pela PM e transformada em uma praça de guerra. Além disso, lá existem dezenas de processos contra trabalhadores e estudantes – que chegaram ao absurdo da demissão do Brandão, diretor do Sintusp.
O pior é que agora a reitoria da Unicamp está tentando imitar as medidas autoritárias dos seus colegas da USP. Em um claro descumprimento do acordo do fim de greve, ela está processando 9 trabalhadores por danos morais e materiais em virtude da greve de 2010. Mas ela não pára por aí, esses trabalhadores também estão sendo chamados para depor na delegacia, pois a reitoria abriu um Boletim de Ocorrência tentando responsabilizá-los por danos ao patrimônio público e paralisação do trabalho, seguida de violência ou de perturbação da ordem!
Esse é um ataque sério ao nosso direito de greve e organização. A reitoria iniciou uma perseguição política cujo objetivo é muito claro: ela quer intimidar todos aqueles que lutam por seus direitos e na defesa da Universidade. Para isso, escolheu algumas pessoas de forma aleatória para executar punições exemplares.
Esse é um ataque contra todos trabalhadores, estudantes e docentes que se organizam e lutam contra o projeto que a reitoria quer implementar: o projeto de precarização do ensino e do trabalho, o projeto de uma universidade elitista e voltada aos interesses das classes dominantes, o projeto da terceirização, o projeto da autarquização e privatização do HC...
É preciso dar um basta e exigir que a reitoria retire todos os processos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário