quinta-feira, 24 de março de 2011

Em defesa da assistência estudantil: Pula-Catraca no Bandejão!

Hoje os estudantes realizaram um "pula-catraca" no restaurante universitário em defesa da permanência estudantil. Abaixo segue o texto do material distribuído durante o ato.


Em defesa da Assistência Estudantil
A assistência estudantil (também chamada de política de permanência estudantil, ou gratuidade ativa) é parte fundamental do direito à educação. O estudante de baixa renda que ingressa em uma universidade precisa ser assistido por uma série de programas da universidade, como garantia de moradia, auxílio transporte, acesso à alimentação, bolsa de estudos, dentre vários outros, para que tenha garantido seu direito de permanecer estudando. Sem esses programas, a afirmação de que a educação é pública e gratuita é uma falácia, sendo que só conseguem se manter na universidade aqueles cuja condição econômica é mais favorecida.

Em 1988 após muita luta dos estudantes, que ocuparam o CB reivindicando a construção da Moradia Estudantil (mobilização histórica conhecida como Movimento TABA), a Moradia da Unicamp foi finalmente conquistada. Porém, o projeto inicial de construir 1500 vagas nunca foi cumprido pela reitoria.

Neste ano só a quantidade de calouros com renda familiar que os torna aptos a pleitear moradia já é maior que o total de vagas disponíveis (ver dados no verso). Se levarmos em conta os estudantes dos outros anos então, nem se fala. Além disso, a Unicamp tem dois campi em Limeira (FT e FCA) e um em Piracicaba (FOP), e nenhuma moradia nessas cidades.

Por isso ocupamos a administração da moradia, desde o dia 03 de março, pelo direito a assistência estudantil e por democracia na moradia e na universidade. No entanto, a presença da polícia nas manifestações e a ameaça de despejo foram quase uma constante.
Pulamos a Catraca por moradia e mais bandecos

O bandejão também é parte da assistência estudantil, afinal as pessoas precisam se alimentar para continuar estudando. No entanto, o prazo prometido pela reitoria para a construção do novo bandejão de Campinas (perto da Faculdade de Engenharia Civíl, Arquitetura e Urbanismo) e da FCA Limeira venceu no começo desse ano e, se alguém encontrá-los funcionando, nos avise por que tá meio difícil comer com essa fila que só cresce.

Agora imagine como fica difícil a situação de um estudante que faz muitos créditos em seu curso, passa 15 horas na bolsa trabalho, e ainda tem que enfrentar a fila que parece que vai dar a volta ao mundo. Ele vai ficar sem comer, o que, como diria a frase da célebre desconhecida, “é uma puta falta de sacanagem”.

Por isso defendemos
—-3300 vagas na Moradia Estudantil. Por Moradia em Limeira e Piracicaba;
—-mais verbas para a assistência estudantil como um todo;
—-mais bandejões, incluindo o Bandejão da FCA Limeira;
—-Fora Viotto (coordenador da moradia), pelo fim do cargo de coordenador e por uma gestão democrática da Moradia;
—-Fora PM do campus e da Moradia Estudantil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário